Resenha e entrevista: Um beijo no teu sorriso - Júlio César Rocha


    Caio e Mariana são personalidades singulares sem nenhum vinculo aparente entre si que estão enfrentando problemas: ela aos 35 anos se vê impossibilitada de realizar o sonho de ser mãe, que fora adiado a vida inteira devido à priorização por seu crescimento profissional, enquanto ele está com seu abrigo para crianças de rua a beira da falência devido à falta de doações e superlotação.   Ambos decidem percorrer o Caminho da fé a fim de fazer uma promessa à Nossa senhora aparecida e partem em uma viagem a pé pela maior trilha de peregrinação do Brasil.

   Mariana vai acompanhada dos amigos Igor e Gisele, mas ao encontrarem Caio, até então um completo desconhecido, o rapaz passa a acompanhá-los e desde o primeiro momento seu interesse por Mariana é evidente apesar de ela se dizer casada. Quando voltam para suas vidas se vêem obrigados a encarar novamente seus problemas particulares que se demonstram ainda mais graves e enquanto Mariana inicia seu tratamento Caio sai em busca de novas doações, ambos falhando em seus objetivos. 
 

   Para uma pessoa que não possui religião ler um livro sobre o tema é algo fora do comum. Confesso que não costumo procurar obras relacionadas ao assunto, mas Um beijo no teu sorriso me surpreendeu. Não só pela história, mas também pelo fato de ter conseguido fazer com que eu fosse pesquisar mais sobre dois assuntos que me interessaram muito: catopiritismo (denominam-se dessa forma católicos simpatizantes do espiritismo) e também sobre a TVP, terapia de vidas passadas.
  Eu achava que já tinha desvendado o final antes mesmo de chegar até ele, porém fui surpreendida por um desfecho imensamente belo que jamais poderia imaginar
Por fim, super recomendo essa linda obra e segue abaixo uma breve entrevista que tive o prazer de fazer com o autor Júlio César Rocha:


O caminho da fé é descrito com riqueza de detalhes, de modo que o leitor se sente íntimo do trajeto. Você já o percorreu?


   Eu diria que eu quase o fiz. Planejei tudo nos mínimos detalhes e na última hora, por motivos de trabalho, não pude ir. Mas aproveitei todo o planejamento no livro. Além disso, conversei muito com várias pessoas que o fizeram. O resultado é que o trajeto feito pelos meus personagens é cem por cento real.


De onde veio a inspiração para o livro?


   Quando decidi ser escritor eu determinei que seria um autor de “love stories”. Acho que tenho facilidade pra escrever dentro desse segmento. Então, comecei a desenvolver uma bela história de amor, daquelas bem açucaradas. Quando eu já tinha escrito umas cinquenta páginas, vi uma matéria na Folha de São Paulo falando sobre o sincretismo religioso no Brasil. Era num caderno especial sobre a vinda do então papa Bento XVI ao país. Essa matéria usava um termo inusitado, catopíritas, para definir o imenso grupo de católicos brasileiros que acredita na reencarnação —, mas isso não é aceito pelos dogmas do catolicismo. Bingo! Na mesma hora, percebi que isso dava um livro. No entanto, o que eu tinha escrito não se encaixava... Então, joguei tudo fora e comecei uma nova “love story”, a história de amor entre Caio e Mariana. Como eles dois também são católicos que acreditam na reencarnação, eu aproveito e apresento o catopiritismo como a maior religião do Brasil.


No final do livro uma dúvida fica no ar, pode-se dizer que é um mistério a critério do leitor julgar, como Capitu e Bentinho do clássico Dom Casmurro?


   Realmente eu tive a intenção de terminar a história deixando no ar se a personagem central, Mariana, era traída pelo marido ou não. Muita gente que lê o livro me pergunta se a traição realmente existiu. Eu respondo “não sei” (risos). Essa dúvida foi uma homenagem que fiz ao meu autor brasileiro predileto, Machado de Assis. Eu apenas inverti a situação: em Dom Casmurro, Machado colocou a mulher (Capitu) como traidora; no meu livro, a mulher é a traída. Em ambos os casos, os leitores é que devem tirar suas conclusões.


Tens outras obras já publicadas ou algo que está a caminho? 


  Ainda não tenho outras obras publicadas. E como estou muito dedicado à divulgação deste primeiro romance, o segundo vai demorar um pouquinho.


Vale a pena conferir a incrível história de Caio e Mariana, e para você leitor fica meu beijo no teu sorriso. 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário