Dicas para escrever


    Escrever um livro é uma tarefa que apenas quem já tentou é capaz de explicar suas complexidades. Quem vive fora desse universo muitas vezes não entende o turbilhão de dilemas que se passam na cabeça de um escritor muito menos conseguem enxergar o mundo através de sua perspectiva. A tarefa fica infinitamente mais fácil quando já se tem aptidão para tal, e na minha opinião ninguém se torna escritor, já se nasce pronto para tal. 
    Primeiro de tudo, antes mesmo de começar a escrever é preciso criar todo um universo em nossa mente, e confesso que graças a isso na maior parte do tempo sou bastante aérea com relação as coisas que me cercam. Basta o ambiente ficar tedioso que já fujo para meu mundinho particular. Muitas vezes ficamos tão íntimos de nossos personagens que ficamos com a sensação de que são reais e muitas vezes a afirmação do contrário acaba por nos deixar frustrados, pois gostaríamos que as outras pessoas também conhecessem aquela pessoa que ao nosso ver é tão incrível. Mas calma, um dia seus leitores irão conhecer todas as partes suas, pois se prestar bem atenção todos seus personagem tem algo seu, mesmo que minimamente. 
     Escrever é um trabalho árduo que requer muita disciplina, concentração, criatividade e acima de tudo acreditar em si mesmo, então aqui vão algumas dicas de quem já escreveu três livros (nenhum publicado ainda), mas acho que já é o suficiente para ter certeza de que sei do que estou falando. 

1 - PENSE EM SEUS LEITORES ASMÁTICOS

Ninguém gosta de ler parágrafos intermináveis ou diálogos que parecem eternos, aceite o fato de que seus personagens precisam parar para respirar entre uma fala e outra. E seus leitores também. 

2 - SE NÃO ESTIVER COM VONTADE DE ESCREVER, NÃO ESCREVA 

Não force algo que claramente não vai fluir, e se insistir provavelmente não vai gostar do que produziu, o que apenas contribuirá para que fique ainda mais frustrado. 

3 - MESMA REGRA PARA A EDIÇÃO

A edição da história pronta pode levar mais tempo do que a produção do livro em si, eu particularmente tenho grandes dificuldades em parar de editar, pois sempre acho algo para acrescentar ou arrumar, de modo que meus livros nunca ficam prontos. Apenas faça alterações nele quando estiver com vontade pois pode acabar por excluir partes importantes que podem vir a fazer falta depois. 

4 - SEJA SEU PIOR CRITICO E SEU MAIOR FÃ

Questione tudo que escrever, não se imponha limites e se critique ao máximo, pense no seu texto como uma pedra preciosa a ser lapidada, mas jamais se esqueça de ser seu maior admirador, pois a unica pessoa que precisa acreditar no seu trabalho para faze-lo ir adiante é você mesmo. 

5- COLOQUE-SE NO LUGAR DE SEUS LEITORES

Lembre-se: eles não moram na sua cabeça onde toda essa coisa magica acontece e os mínimos detalhes são milimetricamente calculados, as vezes é preciso retratar até a mais obvia das conclusões para que o leitor não sinta-se perdido em meio a historia. 

6 - ENTENDA QUE A CARREIRA DE ESCRITOR É CHEIA DE FANTÁSTICAS E SOLITÁRIAS DESCOBERTAS 

Nem sempre você vai ter com quem falar sobre suas histórias, aprenda a lidar com elas sozinho e empregue sua empolgação com algum desfecho que surgiu milagrosamente em seu próprio trabalho. 

7 - ACEITE CRITICAS

Todo mundo tem aquele amigo cobaia em que confia para ler até seus mais terríveis rascunhos. E se for um amigo de verdade que não tenha apenas a intenção de sempre agradá-lo ele nem sempre vai concordar ou gostar de tudo que você escrever. Pense no que ele diz a respeito do seu texto e leve em consideração que é o mais próximo que você tem de seus futuros leitores. 

8 - DEFENDA SEU TEXTO 

É contraditório, eu sei. mas você não deve mudar toda sua essência (que é o que o difere dos demais escritores) por conta de opiniões, não é possível agradar a todos, encontre um meio termo entre o que realmente deve ser levado em conta e ser mudado e o que deve continuar como está. 

9 - LEIA OUTROS LIVROS 

Ajuda você a melhorar sua escrita e e abrir sua mente para novas palavras, ampliando seu vocabulário. 

10 -  ESCOLHA SEU PUBLICO ALVO

Embora grande parte dos livros atuais atinjam todos os públicos tenha em mente qual deles pretende atingir, pois não vemos por aí muitos adolescentes comprando livros de receitas e idosos procurando por sagas não é mesmo? Mas claro que sempre existem algumas exceções. 

11 - RESPEITE SUAS CRISES E BLOQUEIOS CRIATIVOS

Eles sempre vão aparecer nos momentos mais inconvenientes ao longo da história e podem demorar a partir, receba-os de portas abertas como uma forma de se envolver com outras coisas temporariamente ou de melhorar o material que já possui.

12 - NÃO CRIE OVELHAS DOLLYS

Você é escritor, não cientista, portanto nada de criar clones. Tome extremo cuidado para seus personagens não serem de personalidades parecidas ou iguais. Lembre-se: o que torna um livro interessante é a divergência de pessoas que habitam nele.  

13 - NÃO FAÇA CAPÍTULOS LONGOS DEMAIS 

Pode ter quem goste, mas particularmente não consigo ler um livro com capítulos gigantes, de modo que acabo por abandonar a leitura na metade. Tenha um numero x de paginas para cada capitulo (não precisa ser igual em todos eles) de modo que sua história não fique monótona ou arrastada. 

14 -NÃO FUJA DO ASSUNTO 

Não comece a falar sobre a guerra no Iraque e de repente já emende uma receita de pudim, permita que seus leitores reflitam sobre o que esta querendo dizer

15 - TRANSMITA ALGUMA COISA 

Todo mundo procura por algo nas entrelinhas, não conte apenas uma história, diga algo através dela. 

16 - NÃO SEJA UM NARCISO DO SÉCULO XXI

Muitas pessoas ficam tão encantadas com seus textos que isso pode vir a ser sua ruína. Aceite que sempre existirão falhas e que você não é um Deus literário. 



Um livro que me ajuda bastante e que vale a pena ler se chama Para ser escritor, de Charles Kiefer. Você pode achar o pdf facilmente e pode ter certeza de que aprenderá muito através e suas lições cruas e diretas. Inclusive voce pode se aventurar em seu blog através do endereço www.charleskiefer.blogspot.com.br e garanto que nunca mais será o mesmo. 


O mais importante de tudo: jamais desista de seu objetivo, pois acredite em mim, quando finalmente chegar onde quer vai valer a pena. 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário